O clássico Rolex de aço inoxidável Daytona evoluiu lentamente ao longo dos anos, mas quando apareceu pela primeira vez em 1963, veio com uma luneta de aço correspondente gravada com sua escala taquimétrica exclusiva. Enquanto a atual produção de aço inoxidável Daytona agora vem com uma luneta Cerachrom preta, a luneta de aço inoxidável representa a visão original da Rolex para a Daytona e continua sendo uma opção na coleção Rolex Daytona da década de 1960, quando o modelo apareceu pela primeira vez até 2016.
A principal diferença entre a réplicas vintage Rolex Daytona ref. 6265 e seu sucessor, o 16520, é que o vintage 6265 tem uma caixa de 37 mm, excluindo o protetor de coroa, enquanto o mais moderno 16520 tem uma caixa de 40 mm. 16520 tem caixa de 40 mm, quase idêntica à dos modelos 116520, e tem sua coroa sinuosa ladeada por protetores proeminentes.
Além disso, algumas diferenças importantes podem ser observadas no que diz respeito ao próprio mostrador. Em todos os mostradores do Daytona 6265 vintage, os índices do cronógrafo aparecem em cores contrastantes, enquanto os marcadores de horas são índices aplicados com pontos luminosos próximos a eles. Em contraste, nos mostradores montados na Ref. 16520 e Ref. 116520, as escalas do cronógrafo usam um anel de cores contrastantes em vez de serem preenchidas inteiramente com cores diferentes, enquanto os marcadores de horas aplicados são preenchidos com luminescência em vez de ter pontos luminosos separados colocados ao lado deles.
Embora as diferenças externas entre as várias réplicas de relógios Rolex Daytona com moldura de aço inoxidável possam ser vistas pelo olho treinado, sem dúvida uma das diferenças mais importantes entre esses três modelos Daytona é o movimento usado para alimentá-los. Enquanto todos eles medem até 12 horas de eventos, os movimentos reais em si são todos muito diferentes.
O Rolex Daytona 6265 é alimentado pelo movimento Valjoux 727 de corda manual, que também pode ser encontrado em vários outros cronógrafos de fabricantes da mesma época.
Enquanto o Daytona 16520 e o 116520 compartilham muitas semelhanças visuais e são ambos cronógrafos de corda automática, o mais moderno Daytona 116520 é alimentado pelo próprio calibre 4130 da Rolex. Falando estritamente, do ponto de vista do desempenho, o Cal interno da Rolex. No entanto, muitos colecionadores de relógios preferem a referência vintage 16520 por causa de seu importante lugar na história da Rolex como o primeiro cronógrafo de corda automática da marca.
Quer você escolha moderno ou vintage, todos esses três relógios Rolex Daytona em aço inoxidável apresentam molduras taquímetro de aço correspondentes e, além de não estarem mais disponíveis diretamente em varejistas e boutiques, todos os três representam a visão original falsa da Rolex de seu icônico cronógrafo de corrida.